Como organizar em ordem alfabética
A ordem alfabética é uma maneira útil e eficaz de organizar palavras, informações e objetos para a escola, trabalho ou de uso pessoal. Se você estiver planeando colocar documentos importantes em ordem alfabética ou a sua enorme coleção de relatórios, as regras para isso podem ser mais complicadas do que apenas saber o ABC. Siga os passos abaixo para saber como organizar em ordem alfabética.
Parte 1 de 2: Preparando as Informações para Colocar em Ordem Alfabética
1. Coloque os documentos ou livros num local facilmente visível.
Ver todos os dados que se precisa colocar em ordem alfabética ajudará a progredir mais rapidamente.
- Se a organização dos dados for num computador, pode ser útil criar pastas ou arquivos em ordem alfabética para evitar confusão.
- Se estiver a organizar livros, relatórios ou outros documentos, estes devem estar posicionados de forma a que os nomes possam ser vistos facilmente.
2. Crie um espaço aberto e acessível para colocar as informações ou objetos que serão organizados em ordem alfabética.
Evite desordem e confusão criando uma área livre onde serão colocados os dados ou objetos quando se estiver a organizar por ordem alfabética.
3. Decida se você quer colocar os seus objetos ou dados em ordem alfabética por nome, título ou outro sistema.
Parte 2 de 2: Colocando Informações em Ordem Alfabética
1. Coloque os itens que começam com a letra “A” no começo e trabalhe na ordem do alfabeto até a letra “Z”.
2. Compare a primeira letra na primeira palavra.
- Coloque os dois itens um ao lado do outro para determinar qual vem primeiro no alfabeto.
- Escolha o item que está mais próximo do início do alfabeto (“A”) primeiro, seguido do outro que vem depois no alfabeto.
3. Compare a letra seguinte em palavras que começam com a mesma letra.
- Por exemplo, se as duas primeiras letras de uma palavra são “Am” e as duas primeiras letras de outra palavra são “An”, então coloque “Am” antes de “An”.
- Continue comparando as letras seguintes na palavra, se as palavras continuam tendo as mesmas letras até você chegar às letras diferentes, depois coloque a palavra que tem uma letra que aparece primeiro no alfabeto antes da outra palavra.
- Se chegar a um ponto onde não há mais letras para comparar uma palavra com a outra, a palavra que tem menos letras será colocada primeiro na ordem alfabética.
- Se as primeiras palavras em dois itens são as mesmas, veja a escrita da palavra seguinte para determinar qual vai primeiro.
4. Organize os nomes de indivíduos pelo primeiro nome seguido do sobrenome.
- Porém, se você estiver organizando livros ou documentos, é mais fácil organizar e procurar usando o sobrenome do autor.
- Por exemplo, “John W. Adams” pode ser listado como “Adams, John A.” e viria primeiro do que “Adams, John B.”, que iria antes de “Adams, Lenny A.”
5. Trate nomes e títulos com hífen como se fossem uma só palavra.
6. Soletre números em títulos para colocá-los em ordem alfabética.
Por exemplo, “12 Homens Zangados” deve ser colocado na ordem como se estivesse escrito “Doze Homens Zangados”.
7. Registre o sistema que você usou para colocar em ordem alfabética.
Se se está a organizar uma grande quantidade de dados ou objetos, um registo irá ajudar outras pessoas a seguir e manter o seu sistema, lembro-o caso você esqueça.
Adaptado do site: http://pt.wikihow.com/Organizar-em-Ordem-Alfab%C3%A9tica
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